Bem-vindo ao site da LWL, receba uma demonstração por e-mail

10 motivos para adotar um ERP integrado

NextAge ERP

Para tomar decisões estratégicas com o propósito de expandir os negócios, os gestores precisam ter acesso rápido e fácil, via web, ou dispositivo móvel, às informações de todas as áreas da sua empresa. Neste sentido, os ERPs, ou sistemas de gestão empresarial, são essenciais para integrar informações de diferentes setores, reunindo-as em apenas uma fonte de consulta segura e confiável.

Veja abaixo 10 benefícios que a integração proporcionada por um ERP pode trazer ao negócio.

1 - Base única de consulta: A integração permite que informações geradas por todas as áreas e processos de uma empresa possam ser visualizadas em uma única ferramenta de gestão, facilitando o dia a dia do gestor, que não precisa possuir diversas ferramentas de apoio para saber como estão seus resultados.

2 - Otimização dos processos internos: Por exemplo, um vendedor ao finalizar uma compra imputa as informações no sistema integrado, que, automaticamente já são enviadas ao setor financeiro, que, por sua vez, emite uma nota fiscal (NF-e) ao cliente, tudo isso de forma integrada. Tudo isso torna os processos mais rápidos, eficientes e seguros.

3 - Redução de custos: Imagine que você precisa de um sistema ou qualquer outra ferramenta para realizar cada processo dentro da empresa, um para o setor financeiro, outro para o comercial, mais um para vendas. Adquirir essas ferramentas de forma separada indica um grande valor a ser investido e as informações continuam desencontradas e não apoiam os gestores nas tomadas de decisão. Com um sistema de ERP integrado é possível eliminar gastos desnecessários com soluções diferentes que não possuem integração entre si.

4 - Unificação de informações de várias unidades: Para empresas que possuem diversas unidades ou franquias, o sistema integrado permite uma gestão muito mais eficaz de toda a rede, já que reúne as informações de todos os processos em uma única base de consulta.

5 - Fim do retrabalho: Esse é um dos principais desafios dos gestores que trabalham com vários softwares que não convergem entre si. Com ferramentas de gestão integradas, a consolidação das informações é feita de forma rápida e eficiente, diminuindo índices de erros e contribuindo para as melhores tomadas de decisão.

6 - Segurança da informação: A integração das informações em uma única base de consulta dificulta o extravio de dados, evitando fraudes. Se o ERP estiver hospedado na nuvem, a infraestrutura e a manutenção da solução ficam sob responsabilidade do fornecedor de tecnologia, com isso os gestores trabalham de forma mais tranquila e segura.

7 - Eliminação da manutenção de múltiplos sistemas: Ao contar com um sistema unificado, os gestores eliminam a necessidade de investir tempo e dinheiro com a manutenção e atualização de diversos sistemas diferentes.

8 - Interação com um único fornecedor: Ao invés de dedicar atenção a inúmeros fornecedores para cada ferramenta adotada, os gestores podem concentrar sua atenção em apenas um fornecedor, dedicando seu tempo no core business e nas análises das informações gerenciais para as tomadas de decisão.

9 - Redução de mão de obra: a integração leva à melhorias dos processos internos da empresa. Com essa otimização, diminui-se o investimento em pessoas para realizar processos operacionais e manuais.

10 - Maior competitividade: Vivemos em uma sociedade em que sempre é preciso se reinventar, investindo em tecnologias inovadoras que permitam impulsionar o negócio para sair à frente da concorrência. Isso só é possível com ferramentas que auxiliem os gestores a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a tomada de decisão, como os ERP-s integrados.

back