Como montar uma distribuidora de bebidas


06 de julho de 2020

 

Para se ter uma ideia, só o ramo cervejeiro no País movimenta aproximadamente R$ 74 bilhões. Pois é, isso é o equivalente a 1,6% do nosso PIB anual. Incrível, não é mesmo?

Em termos de produção de cerveja no Brasil, temos de 30 a 40 mil empregos na área, sem contar outros 100 mil indiretos. Nossa produção só é menor do que a da China e dos EUA (dois países com mais habitantes) e que da Alemanha, que é provavelmente o país que mais tem ligação com a cerveja.

Isso sem falar no consumo de refrigerantes, água e outros produtos. Portanto, se você se interessou e quer empreender nessa área, precisa aprender como montar uma distribuidora de bebidas. Para isso, siga a leitura!

Banner Espaçamento

O que você precisa para saber como montar uma distribuidora de bebidas?

Se você quer saber como montar uma distribuidora de bebidas, precisa entender que existem alguns elementos básicos importantes a serem realizados.

O primeiro deles é o plano de negócios. Afinal, é necessário que a sua distribuidora de bebidas tenha uma estratégia bem formada para atuar de maneira lucrativa no mercado.

Por exemplo, você pode funcionar como uma distribuidora que faz a ligação entre pequenos produtos e os principais mercados e restaurantes da região. No entanto, também pode atuar apenas com grandes marcas, com serviço de bebidas delivery… enfim, a versatilidade é grande. Por isso, é necessário definir esse plano em primeiro lugar.

Depois, você precisará correr atrás de 3 elementos para poder começar a operar. São eles:

  • Infraestrutura (incluindo uma boa localização);
  • Formalização (toda a documentação necessária);
  • Capital inicial (dinheiro para começar a trabalhar).

A seguir, nós ajudaremos a explicar quais os requisitos para conseguir abrir a sua distribuidora de bebidas. Veja mais!


Qual a infraestrutura básica para montar uma distribuidora de bebidas?

Um dos primeiros passos para quem quer saber como montar uma distribuidora de bebidas é encontrar a infraestrutura necessária para isso. A lista completa vai depender do plano de negócios da empresa, mas o mínimo necessário é um espaço dividido em dois ambientes.

  • A estrutura de armazenamento e distribuição;
  • Um escritório administrativo.

Muitas distribuidoras contam com os dois ambientes no mesmo espaço, mas outras preferem dois espaços separados. A melhor opção vai depender do seu tamanho de operação e do seu contexto, claro. Normalmente um espaço só dividido em dois ambientes é mais econômico por ter apenas um aluguel, mas exige um imóvel maior.

Além disso, é importante que o ponto escolhido para montar a distribuidora esteja de acordo com todas as normas exigidas pela Vigilância Sanitária e o Plano Diretor Urbano do seu município.

Por fim, é necessário que o seu espaço tenha todos os equipamentos necessários para o trabalho, como:

  • Freezers e geladeiras;
  • Espaço para a chegada e saída de caminhões ou transportes;
  • Empilhadeiras e carrinhos de carga;
  • Impressoras para emissão de notas fiscais;
  • Computadores e softwares de controle;
  • Engradados e paletes de armazenamento.


Como formalizar a sua distribuidora de bebidas?

Se você encontrou o lugar ideal para montar a sua distribuidora e já sabe mais ou menos onde arranjar todos os equipamentos que vai precisar, é hora de formalizar o seu negócio.

Para isso, comece criando um contrato social com o tipo de sociedade da empresa, definição e vários outros elementos importantes.

Então siga os passos:

  • Faça um registro na junta comercial da sua cidade;
  • Registre-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • Faça um registro na Secretaria da Fazenda do seu Estado;
  • Inscreva-se na prefeitura municipal;
  • Faça o registro no seu sindicato patronal;
  • Busque o alvará de funcionamento com os órgãos responsáveis na sua cidade.


Qual o capital inicial para montar uma distribuidora de bebidas?

A parte mais difícil de ajudar quem busca descobrir como montar uma distribuidora de bebidas é falar sobre o capital inicial para o projeto.

Na verdade, o investimento necessário vai depender do seu contexto e da capacidade de comprar e vender bebidas que você terá. Em regiões maiores, com maior demanda, o dinheiro necessário deverá ser um pouco maior. Já em regiões menores, você pode começar menor.

Normalmente, um valor ao redor de R$ 75.000,00 pode ser o suficiente para o aluguel de um bom espaço, além da aquisição da estrutura física necessária para o projeto, além de financiar as primeiras ações de marketing, vendas e pagar os primeiros salários.

No entanto, é importante que esse valor apareça no seu plano de negócios, que deve levar em consideração todo o equipamento necessário, primeiro estoque de bebidas e por aí vai.

 

E aí, gostou de aprender como montar uma distribuidora de bebidas? Então agora é hora de colocar o seu sonho em prática e abrir o seu negócio!

Voltar